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    Retirando Bug dos Espinhos

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    Mensagem por Eskyz Sex 27 Fev - 10:39

    Bem, em muitos jogos, vejo que ao apenas ENCOSTAR na LATERAL de um
    espinho já mata o persongem. Para resolver esse bug, é bem simples
    afinal. Se seu jogo está com esse bug, é porque você fez assim:

    SE O PERSONGEM COLIDIR COM O ESPINHO > PERSONAGEM MORRE

    Note
    que desse modo, seu jogo irá sim ficar bugado, pois mesmo que o jogador
    encostar na lateral do espinho, ele morrerá. Veja um exemplo:

    Retirando Bug dos Espinhos Caada
    Jogo:
    Caçada aos Cubinhos Amarelo (não é meu jogo, é apenas um jogo que achei
    na internet, que vi que tinha esse bug e usei-o como exemplo)


    No jogo acima, ao encostar no espinho, mesmo de lado, eu morro. Para ajeitar esse bug, delete a ação:
    SE O PERSONGEM COLIDIR COM O ESPINHO > PERSONAGEM MORRE

    Agora
    crie um novo Active Object (Objeto Ativo) e pinte-o de uma cor
    qualquer. Depois ajuste o tamanho dele para ficar encima apenas das
    PONTAS do espinho e para ser uma linhazinha superfina.
    Tem que ficar assim:

    Retirando Bug dos Espinhos Caadaespinhos

    Renomeie ele para "Detector de Colisão". Agora adicione esses eventos no Event Editor (Editor de Eventos):
    (PERSONAGEM) COLLISIONS ANOTHERR OBJECT > (PERSONAGEM) DESTROY
    START OF FRAME > (DETECTOR DE COLISÃO) MAKE INVISIBLE


    Explicando: Quando começar o nível, o detector de colisão ficará invisível. Então

    Prontinho! Bug resolvido!

    Nota:
    Cuidado aonde coloca o detector de colisão! Certifique-se de que no
    primeiro e no último espinho o Detector de Colisão ficará assim:

    Retirando Bug dos Espinhos Caadaespinhos

    E não assim:

    Retirando Bug dos Espinhos Caadaespinhos2

    Pois
    se ficar do segundo modo, o Detector de Colisão ficará no logo acima da
    lateral do espinho, e então... então não vai ter adiantado de nada,
    pois assim que o personagem encostar na lateral, também vai encostar no
    Detector de Colisão...

    Nota 2.: Aqui vai um método para ficar
    mais realista ainda. Se você usar pré-definido, crie uma nova condição,
    dê um duplo clique sobre o personagem e coloque:

    COLLISIONS ANOTHER OBJECT (ESPINHOS) > (PERSONAGEM) MOVEMENT STOP

    Isso
    fará que se o personagem colidir com a lateral do espinho, ele não vai
    prosseguir, como se fosse um obstáculo (até porque, na vida real não
    somos feiticeiros que ao se deparar com um espinho, pode
    ultrapassá-lo). Sem falar que seria BEM estranho, o personagem
    ultrapassar as laterais mas não ultrapassar as pontas do espinho. Se
    usar o Custom Movement, é o mesmo raciocínio, só fazer com que ao
    colidir com o espinho, o personagem não prossiga.

    Nota 3.: Você
    tem que fazer esse processo para cada espinho diferente da fase. É mais
    trabalhoso, mas deixa o jogo sem bugs. O que você prefere, retirar
    todos os bugs que estão à sua altura, ou ignorá-los e fazer um jogo
    mal-feito que ninguém vai jogar? Você que sabe...

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    Espero ter ajudado!

    Abraços!

      Data/hora atual: Seg 20 maio - 7:59